Rio Bonito realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O salão nobre do Esporte Clube Fluminense foi palco, na última sexta-feira (10), da 9ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde, cujo tema foi “Saúde Pública de Qualidade: Direito de Todos”. Durante o encontro, os representantes de instituições ligadas à saúde do município discutiram as diretrizes do novo Plano Municipal de Saúde, que entrará em vigor em 2017, e do Plano Plurianual (PPA) do executivo municipal. Temas como a qualificação permanente dos profissionais de saúde, saneamento básico, coleta seletiva de lixo, Centros Sociais de Convivência para idosos e criação de ESFs, entre outros, foram debatidos.

Das 38 propostas criadas ao longo das quatro pré-conferências realizadas nos bairros do Basílio, Praça Cruzeiro e Centro e em Boa Esperança, segundo distrito do município, no último mês, 14 foram suprimidas, uma sofreu supressão parcial, três foram suprimidas parcialmente com acréscimo de nova redação e duas receberam nova redação, durante a plenária da conferência, na qual foram criadas mais 9 propostas, que, somadas as demais, irão nortear os rumos da saúde municipal nos próximos anos.

O secretário de Saúde, Anselmo Ximenes, agradeceu aos envolvidos na organização do evento e afirmou que embora a saúde pública do país venha passando por dificuldades, o município tem se empenhado ao máximo para que o setor funcione bem. “Podemos não ter uma grande quantitativo, mas graças ao esforço e a competência de toda a equipe da secretaria, temos uma saúde de qualidade. Ao longo dessa gestão, conseguimos recursos para construção, reformas e compra de equipamentos para as unidades do município”, destacou.

O evento também contou com as palestras “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”, “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde” e “Participação Social”, cujos palestrantes foram respectivamente o secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos; o coordenador de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Tanguá, João Vitor da Costa, o assessor técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), Manuel Roberto Santos e a conselheira do Conselho Estadual de Saúde Zaira Vânia da Costa.

Também estiveram presentes no encontro, a secretária de Saúde de Silva Jardim, Teresa Abrahão; a subsecretária de Saúde de Tanguá, Simone de Oliveira; Rosicleto Pimentel, representante da OAB; Nanci Santos, conselheira do Conselho Estadual de Saúde; o chefe de Gabinete, Waldir Júnior; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Educação, Cultura e Administração, Sebastião Moreira, Flávio José Gomes, Rosilane Matos e Marcos Aurélio Miguez, respectivamente e os vereadores Aissar Elias, Rita de Cássia e Marlene Carvalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s